Bem vindo ao blog Betta Portugal

Bem vindo ao blog Betta Splendens Portugal

segunda-feira, 15 de março de 2010

Betta splendens - Tipos de Caudas

Devido á sua criação selectiva, o Betta Splendens está agora disponível numa variedade enorme de caudas e cores, no nosso pais ainda há grande dificuldade para encontrar a maioria dos tipos de caudas mas com a criação do clube quero acreditar que isso daqui a algum tempo vai mudar.
Seguem os diferentes tipos de Cauda do Betta splendens
Cauda de Véu (VT)É o tipo mais comum , facilmente encontramos em qualquer loja de animais. Não é tão desejado pelos criadores porque na reprodução o véu é dominante sobre qualquer outro tipo de cauda.

HalfMoon (HM)É o tipo da cauda mais desejada por todos, é muito vistosa, caracterizada por ter a propagação de 180 graus completos, quando adulto forma um ‘’D’’ perfeito. Quando passa os 180 grau é chamado de Over HalfMoon (OHM) .



Deltas (D) ou SuperDeltas (SD)
As suas caudas são muito semelhantes ás do (HM) mas esta não atingem os 180 graus, (SD) é com um ângulo entre 160 e 179 graus, abaixo dos 160 graus é apenas (D) .

Delta


Super Delta

CrownTail (CT)Este é o normalmente o betta mais agressivo de todos, chega até a tornar-se difícil de acasalar. Existem 5 tipos (CT) , um único raio, raio duplo, raio triplo , duplo duplo raio e raios cruzados estes últimos são os mais caros e difíceis de encontrar principalmente em Portugal.
O traço (CT) pode ser encontrado nas versões beta de qualquer tipo de cauda ou forma. Por ex: pode ser visto no VT, D, SD, HM (CTHM = Meia-lua) e DT .
Tipos de raio CT:
-» Raio Simples: Apenas um raio se estende para além da extremidade da cauda.
-» Raio Duplo: Cada raio é dividido em dois raios que ultrapassa a borda da cauda.
-» Raio Triplo: Cada raio é dividido em três raios, que ultrapassa a borda da cauda.
-» Duplo Duplo raio: Cada raio é dividido em dois raios que se separaram novamente na ponta da cauda.
-» Raio Cruzado: Apenas um raio que se cruza para alem da extremidade da cauda


Plakat (PK)

Plakat, o termo é usado para descrever o tipo de cauda curta nas quais é originalmente encontrado com o tipo selvagem Betta splendens. Esta cauda curta torna por vezes muito difícil distinguir os machos das fêmeas para alguém que nunca teve (PK), especialmente em peixes jovens. Agora, devido à criação selectiva, há também Plakat Halfmoon (PKHM) e Plakat CrownTail (PKCT).




DoubleTail (DT)

A cauda dupla (ou "DT") pode ser combinado com Plakats, Halfmoons e mesmo Crowntails. É um traço genético que faz com que a barbatana caudal cresça em duas partes em vez de uma. Cruzamentos entre DT x DT não são aconselhados porque muitas vezes resultam em peixes deformados, nisto também se traduz a baixa sobrevivencia dos alevins.




Round Tail(RT)

Como o nome já indica, este tipo de cauda do Betta splendens tem uma aparência redonda. Este tipo de cauda é frequentemente encontrado em filhos de (D), (SD) e (HM) .




Rosetail (sem abreviação)

É um Halfmoon extremo com ramificação excessiva dos raios dando a cauda de um "recortado" .




Espero que gostem.

Abraço
Pedro


Fontes:
- Pedro M J Conceição
- www.petadvice.com.au
- www.bettysplendens.com
- Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário