Bem vindo ao blog Betta Portugal

Bem vindo ao blog Betta Splendens Portugal

terça-feira, 1 de março de 2011

Alimento Vivo - Aquário de artémia




Estas fotos são do meu aquario de artémia adulta



Artémia Salina

Não sendo uma género de comida natural para os peixes de água doce, este pequeno crustáceo oceânico tornou-se uma parte importante na criação e reprodução de algumas espécies.
Manter culturas de artémia adulta é trabalhoso e exige demasiados cuidados, é preferível usar artémia recém eclodida como forma de alimento. Nos intervalos da eclosão pode usar micro vermes ou vermes do vinagre como alimento.
A artémia recém eclodida é adequada para alevins de algumas espécies mas alevins de tamanho reduzido necessitam de comida de menor dimensão.
Os elementos importantes para fazer eclodir artémia com sucesso são: qualidade dos ovos, qualidade da água, salinidade e temperatura.
Compre os ovos de melhor qualidade que puder (maior rendimento de eclosão=maior custo) nas lojas da especialidade ou lojas online.
Use uma garrafa de 2 litros de coca-cola. Encha-a até 4/5 com água tépida. Adicione 3 colheres de sopa de sal para aquário ou outro sal desprovido de iodo e agite a mistura. Há quem adicione um pouco de bicabornato de sódio para ajustar a dureza e o pH. A quantidade de ovos a adicionar depende da quantidade de peixes a alimentar.
Coloque um pedaço de tubo, com uma pedra difusora dentro da garrafa e ligue o tubo a uma bomba de ar. A pedra difusora necessita de ser mudada no espaço de alguns meses. A temperatura ideal para eclodir os ovos ronda os 22 a 28ºC.
Se a temperatura da sala rondar os 20ºC, uma simples lâmpada incandescente, perto da garrafa, é suficiente para subir a temperatura. Temperaturas mais baixas levam a um maior tempo de eclosão. Temperaturas demasiado alta podem levar a uma redução da taxa de eclosão.
A eclosão deve ocorrer no decorridas entre 24 a 48 horas, dependendo da temperatura, da água e da qualidade dos ovos.
Para alimentar os seus peixes, remova a pedra difusora e deixe a água estagnar.
As cascas vazias flutuam e a artémia eclodida afunda. Se colocar uma pequena luz junto á garrafa a artémia desloca-se em direcção à luz.
Use um pedaço de tubo para sifonar um pouco de água com artémia, através de uma rede, para outro recipiente. Lave a artémia com água corrente e alimente os seus peixes. Depois da alimentação a pedra difusora deve ser recolocado no seu lugar, a funcionar.

2 comentários:

  1. hola pedro,me gustaría saber como crías las artemias,hasta q son adultas,un abrazo yasser

    ResponderExcluir
  2. Hola amigo, estas fotos que puse arriba fue el Artemias atrapado en una solución salina.
    Pero también he creado, sólo se tarda mucho en desarrollarse, tener comida para todos los bettas.

    Un abrazo
    Pedro

    ResponderExcluir